sexta-feira, 2 de abril de 2010

O texto da notícia do Jornal


A Escola Tomaz Pelayo em Itália

A Escola Secundária de Tomaz Pelayo esteve presente em Itália, durante dez dias, com uma delegação de vinte e três alunos e quatro professores, no âmbito de um Projecto Europeu (Programa Comenius – Parcerias Bilaterais), subordinado ao título “H2O – Turismo e Termalismo”.
No âmbito do seu Projecto Educativo e com o intuito de formar mais e melhor os seus discentes para um mundo cada vez mais exigente numa Europa multicultural e plurilingue, a Escola Secundária de Tomaz Pelayo tem apoiado estas iniciativas e mantido contactos com várias escolas de muitos países europeus. Neste caso, o projecto juntou a Tomaz Pelayo com uma escola italiana: o Istituto Professionale Statale per i Servizi Alberghieri e della Ristorazione “Michelangelo Buonarroti”, da cidade termal de Fiuggi (a 60 km de Roma).
Por isso, depois de terem recebido em Santo Tirso, em Novembro passado, uma delegação da escola italiana (tendo a professora Brigitte Bellen como responsável), chegou agora a vez de alguns alunos do ensino secundário estarem, de 24 de Fevereiro a 6 de Março, em contacto directo com uma outra realidade: uma família italiana que os acolheu, uma escola nova, uma experiência diferente.
A delegação portuguesa foi recebida na Câmara Municipal de Fiuggi, participou em actividades lectivas e não lectivas na escola e em visitas programadas relacionadas com o tema do projecto, visitou vários locais turísticos e apreciou a gastronomia italiana.
No dia 4 de Março, na magnífica sala de jantar da Escola, foi servido um almoço oficial (confeccionado e servido por alunos italianos) que contou com a presença de altos representantes da região de Frosinone (Lázio) e de dois representantes da Embaixada de Portugal em Roma, o Dr. Nuno de Mello Bello, Ministro Conselheiro, e o Dr. Paulo Cunha e Silva, Conselheiro Cultural.
Na altura, o Director da Escola italiana, Prof. Giacinto Cerrito, usando da palavra, agradeceu a forma como a sua delegação tinha sido recebida em Santo Tirso e desejou que este projecto possa proporcionar outras oportunidades de futuras parcerias entre as duas escolas.

2 comentários:

  1. Dear friends, best regards from Zagreb, Croatia.
    We are very proud to be your partner in Comenius Europe Anim´Action.
    Hilario, great job on blog!
    Suzana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Este blog foi muito boa ideia para divulgar todo este projecto.

    Parabéns a todos e muito obrigada por esta oportunidade.

    Beijo, Diana
    12ºT

    ResponderExcluir